SEJA BEM-VINDO! LEIA OS ARTIGOS E MATÉRIAS, SEJA EDIFICADO E COMENTE, SE DESEJAR.


quarta-feira, 10 de junho de 2015

SOU FUNDAMENTALISTA


Não há nada demais em ser fundamentalista


O cenário evangélico no Brasil está em ebulição. Há um episódio histórico se desenrolando e marcando tempo, e envolve evangélicos, movimentos sociais e política. A efervescência toma conta das veias daqueles que integram grupos que discutem assuntos como maioridade penal, aborto, prostituição, estrutura de família, homossexualidade e outros diversos temas. Os mais intensos são estes. Nesse emaranhado de fios de alta tensão, regularmente ocorrem curtos-circuitos pelas ruas. O último foi o da Parada Gay, e não é sobre ele que desejo falar. O assunto está longe de ser esgotado, mas, por hora, já me esgotei dele. O problema é que as discussões quase sempre, vão além do campo das ideias ou dos ideais e partem para o pessoal. Ofender, agredir verbalmente, desrespeitar e rotular, tornaram-se posturas pontuais nesses episódios. Longe, muito longe de querer dar ao movimento evangélico postura de vitimização, devo dizer que realmente estamos sendo atacados em nossos credos e em nossa fé. Isto envolve princípios morais, crenças religiosas e compreensão espiritual das coisas. Mas, o que causa estranheza para alguns, não são os ataques dos que não professam nossa fé cristã; ao contrário: são os ataques daqueles que estão no mesmo barco, que anunciam o mesmo Cristo e que empunham a mesma Bíblia. Há correntes evangélicas que já se desvirtuaram completamente do evangelho puro, saudável e livre de misturas incompatíveis. E, pasmem, dentro do próprio círculo evangélico há aqueles que estão nos rotulando como FUNDAMENTALISTAS! Sim, sem rodeios, sem figuras de linguagem, sem voltas, sem ironias... fundamentalistas! Que coisa terrível! Bem, não para mim. Terrível para os que se assustam com o título, para aqueles que o tomam como eles o aplicam, mas, não para mim. Bem, e o que significa fundamentalismo? Esclareçamos:

FUNDAMENTALISMO = Doutrina que defende a fidelidade absoluta à interpretação literal dos textos religiosos. Atitude de intransigência ou rigidez na obediência a determinados princípios ou regras. (Dicionário Priberam da Língua Portuguesa).

Entre outros significados, o Dicionário Michaelis da Língua Portuguesa, define primariamente: "Crença na interpretação literal da Bíblia". 

Bem, estou mais aliviado! Não porque quando alguém me acusa de fundamentalista isso me incomode, mas porque ser fundamentalista é uma coisa muito boa nesse caso. Eu declaro: SOU FUNDAMENTALISTA! E sabem porquê? Bem, explico:

1) Sou fundamentalista, porque estou fundamentado sobre Cristo - Este é o evangelho que anuncio, o que está fundamentado sobre o Senhor Jesus Cristo. Vejam o que disse o apóstolo Paulo:

"Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo". (Romanos 3: 11)

Não abro mão disto. E creio literalmente em Cristo! Defendo fidelidade absoluta a tudo o que a Bíblia revela sobre ele, sobre o que ele disse e sobre o que ele nos ensinou a fazer. Sou falho como qualquer outro homem, mas, defendo a verdade de que devemos seguir seus princípios e regras.


2) Sou fundamentalista, porque sigo a doutrina apostólica, que também era fundamentada sobre Cristo - Os apóstolos e profetas edificaram a igreja sobre um inabalável alicerce. Colocaram como pedra angular desse alicerce, o Senhor Jesus Cristo:

"edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular". (Efésios 3: 20)

Nesse caso, se os apóstolos edificaram, se a igreja primitiva permaneceu no fundamento sobre o qual eles edificaram e se ela foi unânime nisto, então não há razão para que eu seja diferente!


3) Sou fundamentalista, porque sirvo a Cristo pela fé e pela mesma fé creio em sua palavra e espero em suas promessas - É impossível servir a Cristo e alcançar a salvação eterna, sem lançar mão da fé. A vida espiritual é movida pela fé, nossa redenção é movida pela fé, nossa transformação diária pela palavra ocorre por meio da fé e só posso acreditar que passarei a eternidade com Deus pela fé.

"ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem". (Hebreus 11: 1)

Ai de mim, ai de minha alma e como serei livre da condenação eterna, senão pela fé? Então, nesse caso, não posso abrir mão da verdade que a fé é o firme FUNDAMENTO que me move na direção de Deus. Então...

Sim! Sou fundamentalista! Escolho ser fundamentalista tendo Cristo e seus ensinos como fundamento, que ser superficialista tendo Satanás, suas heresias e o relativismo cultural como frágeis paredes.


Pr. Jesiel Freitas
Ministério Palavra no Altar


12 comentários:

  1. Somos fundamentalistas! O perigo está em sermos como a igreja de Éfeso! Ortodoxa, mas afastada do primeiro amor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, caro companheiro, Pr. Geremias Couto. Precisamos ser fundamentalistas no aspecto da fidelidade doutrinária e sem nos esquecermos que parte da doutrina de CRISTO é:

      "E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento.E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo." (Mateus 22:37-39) E ainda: "Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor." (Apocalipse 2:4).

      Grato pela participação. Grande abraço e Paz.

      Excluir
  2. Nobre companheiro Jesiel Freitas,

    A paz do Mestre!

    Por favor, me inclua na sua especial lista de FUNDAMENTALISTAS.

    Por coincidência santa, também sou um destes.

    O Senhor seja contigo,

    O menor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nobre amigo e companheiro, Pr. Newton Carpintero...

      Paz seja contigo!

      Incluído! E com muita alegria! Como é bom saber que não sou o único na lista...

      DEUS o enriqueça a cada dia. Sua participação aqui é um presente.

      Abraço e Paz.

      Excluir
  3. Parabéns, também sou fundamentalista. Quanto ao amor, também faz parte dos mesmos fundamentos.
    Reverberei o link lá no Point Rhema, enviando meus poucos leitores para cá.
    Saúde & Paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo, Pr. Carlos Roberto Silva...

      Obrigado! Que boa notícia! Grato pela sua honrosa participação.

      Obrigado por compartilhar o link com destaque. Grato por sua generosidade.

      Graça e Paz.

      Excluir
  4. Excelente! Também sou fundamentalista, e não abro mão. Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro companheiro, Pr. Paulo Pontes...

      Paz seja contigo!

      Que bom saber que o caro amigo, também não abre mão de nossos fundamentos!

      Grande abraço.

      Paz.

      Excluir
  5. Caro Pr.Jesiel Freitas, a Paz!

    Conte comigo! Sou fundamentalista porque tenho minha fé fundamentada na doutrina de Cristo e dos Apóstolos e alicerçada nas Escrituras. Nem por isso sou xiita ou fanático religioso!!

    Belo texto!

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amado amigo, Pastor Guedes... Paz!

      Amém! Conheço sua formação, sua postura e seu chamado. Sei de sua responsabilidade pastoral. E fico feliz que não esteja só nessa defesa... Um grande abraço.

      A Paz do Senhor!

      Excluir

Olá! Será sempre um grande prazer receber seus comentários, por isto, comente! Porém, em respeito aos demais leitores e visitantes seus comentários serão publicados após aprovação dos editores e do proprietário do blog. Grande abraço, obrigado pelo carinho e... COMENTE!!

Related Posts with Thumbnails

Faça parte de nosso ministério!

Faça parte de nosso ministério!